Se você chegou até aqui, já deve estar cansado de procurar sobre o assunto. Enfim, descanse. Vamos ser práticos.
Cada tecido tem uma característica, logo não existe o melhor tecido para cueca. Desapontou né? Mas deixa eu te explicar certinho.
Vamos dividir os tecidos em 3 grupos:
- Orgânicos
- Sintéticos
- Tecnológicos
O primeiro da lista nem sempre é 100% natural, mas a maior parte dele precisa ser extraído de alguma matéria prima orgânica, como é o caso do algodão por exemplo.
Tecidos orgânicos:
Já falamos aqui quando usamos um super zoom pra mostrar as fibras pra você. A questão é que, quanto mais desorganizado for o fio, mais ele retém resíduos.
Os tecidos orgânicos tem um toque absurdamente mais suave, é coisa pra usar em jogo de cama mesmo, pra dar aquela sensação de ser abraçado.
Algodão
Essa é a fibra mais usada mundialmente para fabricar roupas, inclusive cuecas. O algodão é um ótimo material para cuecas mas vamos à alguns prós e contras.
- PRÓS: Fácil de encontrar, evita a maior parte das alergias (há quem tenha alergia a algodão), excelente opção para dias frios, aceita tinta (para cuecas estampadas).
- CONTRAS: Absorve muita umidade, vida útil baixa, esgarça mais facilmente, não recomendado para prática de esportes, perde a cor mais rápido que outros tecidos.
Modal
Extraído da madeira (pau de faia, bambú, ou outra matéria prima dessa categoria), o modal é um tecido orgânico que está só no início da sua jornada. Muitas marcas têm trazido o modal em suas coleções há anos, mas no geral as pessoas ainda não conhecem essa fibra tão bem.
Costumo dizer que o Modal é o Algodão do futuro. Isso por conta da alta tecnologia envolvida e maior sustentabilidade que o tecido mais conhecido do mundo.
- PRÓS: Mais sustentável (gasta até 7x menos água na produção), Toque ultra suave, Maior durabilidade, Não dá bolinha, Não desbota com facilidade.
Tecidos Sintéticos:
Os tecidos sintéticos são especialmente fabricados quando o assunto é performance. O fato das fibras serem manipuladas desde a criação da matéria prima, dão um controle maior para a fabricação das peças.
Poliamida
Conhecido também por ser uma malha mais fria, de toque gelado, a poliamida se comporta muito bem na prática de esportes. A poliamida também é aplicada na fabricação de diversas roupas como leggings, tops, calcinhas, roupas de academia em geral.
- PRÓS: Malha gelada (para o calor é um pró haha), possibilidade de criar texturas (microfuros, texturas em geral), diversidade de cores.
- CONTRAS: Malha gelada (aqui no sul é osso no inverno haha), não se aplica tinta para criação de estampas.
Poliéster
O poliéster é uma das fibras sintéticas mais básicas na fabricação de cuecas. Conhecida principalmente pelo seu baixo custo de fabricação o poliéster se adapta muito bem, porém é uma fibra que esquenta mais rápido por sua matéria prima ser a mesma das garrafas pet.
- PRÓS: Custo baixo, várias cores, possibilidade de estampar desenhos, recebe tratamento químico no fio para criação de novos tecidos.
- CONTRAS: Esquenta muito no verão, geralmente por conta da fabricação ser para baixar o custo é mais difícil de encontrar poliéster de qualidade no mercado, a fabricação é mais complexa também porque esse tecido é bem soltinho e pode dar trabalho para costurar.
Tecidos Tecnológicos:
Ainda bem que as coisas estão mudando e como eu sempre digo: Cueca não é tudo igual.
Cada vez mais as marcas têm investido em tecidos de altíssima qualidade, testando produtos com mais tecnologia e inovação. A prova disso é que estamos vivendo uma época onde o consumidor tem ficado ainda mais exigente.
Fio Texturizado a Ar
Esse tecido é feito de poliamida. Porém, um detalhe que faz toda a diferença. O fio é basicamente "inflado" para dar uma sensação de algodão no toque da peça. Aí você une o útil ao agradável: o toque extremamente suave com a tecnologia dos tecidos sintéticos.
Proteção Antimicrobiana
Atualmente, a maior parte das cuecas vem com essa proteção, mas não se engane: se não tem tratamento no fio, essa proteção não dura mais do que 2, 3 lavagens. As cuecas com proteção antimicrobiana no fio seguram esse benefício em mais de 40 lavagens.
Conclusão
O melhor tecido é aquele que reduz qualquer tipo de problema que você possa ter. Mas vai uma dica de ouro aqui: ficar em casa = tecido orgânico. Atividade física? Tecido sintético. Apenas uma ressalva, se você tem alergia a qualquer um desses tecidos, a exceção é a regra.