Máscara de cueca: Prevenção acima de tudo

A recomendação mais utilizada para o combate ao coronavírus é a utilização de máscaras, consideradas eficientes por diminuírem consideravelmente as chances de contágio pelo vírus. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, depois de diversas análises, decidiram também repassar essa recomendação para toda população, e não mais apenas para os profissionais da área da saúde.

Todos devem usar máscaras, porém os dois órgãos concordam que, para que não falte o equipamento de proteção individual (EPI) aos profissionais, a população precisa usar máscaras caseiras. No início da pandemia, a corrida por itens como álcool em gel e máscaras descartáveis fez com que esses itens faltassem em diversos hospitais e unidades de saúde.

Para promover a confecção de máscaras caseiras, o Ministério da Saúde divulgou orientações que podem ser seguidas por qualquer pessoa e sem a necessidade de nenhum esquipamento especial. De acordo com a orientação, qualquer tecido pode ser utilizado: "Para cumprir essa missão de proteção contra o coronavírus, serve qualquer pedaço de tecido, vale desmanchar aquela camisa velha, calça antiga, cueca, cortina, o que for", conforme publicação oficial do site.

A diretriz enfatizou também a importância de se manter a boca e o nariz vedados pela máscara. Por isso, o uso de cueca como máscara se tornou a opção caseira e improvisada mais fácil de ser utilizada. Até mesmo algumas personalidades estão aderindo ao modelo, como o ex-prefeito de Catanduva, José Alfredo Jorge, que publicou um vídeo em sua rede social ensinando como fez sua máscara caseira usando uma cueca.

Ex-prefeito de Catanduva ensina como fez sua máscara de cueca

Não apenas no Brasil, mas em todo o mundo muitas pessoas têm optado pelas máscaras de cueca. Diversos vídeos têm sido compartilhados na plataforma Youtube ensinando a forma correta de usar. A cueca boxer, por exemplo, é o modelo que tem sido mais utilizado.

Independentemente do material utilizado, seja ele feito de cueca ou não, é importante que a máscara siga os padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde:

Faça sua própria máscara contra o covid caseira

Além do uso correto da máscara é importante manter as outras recomendações de higiene, como lavar as mãos e evitar levá-las ao rosto.

Independentemente do material utilizado, as medidas de segurança devem sempre ser seguidas. O ideal, porém, já que foi superada a escassez de equipamentos de proteção para os profissionais da saúde, é que a cueca seja usada para o propósito para o qual foi criada: fornecer apoio e conforto ao homem.


Fonte: Ministério da Saúde
Vídeo ensinando a usar cueca como máscara: Youtube

Por Gabriela Marold


Enquanto a vacina do covid-19 não sai, a gente vai improvisando com as cuecas.
Mas não exagera, hein?! 

Homem usando máscara de cueca covid-19
Máscara de cueca slip branca



Autor:

You might also like

Add a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Please note, comments must be approved before they are published