A primeira infância é repleta de momentos únicos: cheios de alegrias e de desafios. Um dos mais temidos e desafiadores é o período do desfralde. É um aprendizado tanto para a criança quanto para os pais. Este momento, no entanto, pode - e deve - ser repleto de tranquilidade e de paciência.
Em geral, o início do desfralde não é um processo linear, podendo ser relativamente
longo, com muitos progressos e alguns retrocessos. Existem algumas formas, porém, deste período não ser tão turbulento para todos os envolvidos.
A atriz e empresária, Karina Bacchi, mãe do menino Enrico, publicou um vídeo compartilhando o sucesso no desfralde do menino. Juntamente com o esposo, Amaury Nunes, Karina revelou alguns passos e dicas práticas:
1- SEM PRESSÃO
As crianças não devem ser pressionadas para deixarem as fraldas. Também, é preciso saber, que elas não fazem a menor questão de que isso aconteça! Por isso, o equilíbrio para que o processo seja realizado até o fim, é muito importante.
2- EQUIPAMENTOS ADEQUADOS
Alguns equipamentos são considerados fundamentais. Karina e Amaury utilizaram alguns que, segundo eles, ajudaram o pequeno Enrico a se sentir mais à vontade. Adaptador de assento e penicos foram usados para que o menino entendesse que aquele espaço estava reservado apenas para ele.
Uma dica adicional, que ajudou no sucesso do desfralde, foi a compra de cuecas para o menino. De acordo com Karina, a ideia foi aguçar a curiosidade de Enrico antes mesmo da transição. Ela comprou cuecas para o filho e dizia para ele que, poderia usá-las, assim que deixasse de usar fraldas. Além dos equipamentos de adequação, as cuecas ajudaram muito no início do processo.
3- ATENTAR AOS SINAIS
Uma vez que a criança já está sem a fralda, os pais precisam ficar muito atentos aos sinais de que ela precisa fazer cocô ou xixi. Nessa transição, eles devem lembrar os pequenos de que precisam ir ao banheiro rotineiramente e acompanhá-los todas as vezes até que se acostumem.
4- COMEMORAÇÃO
O casal também revelou que uma das formas de incentivar Enrico foi a animação. Toda vez que o menino conseguia fazer xixi ou cocô no banheiro eles comemoravam. Além disso, algumas vezes, eles se sentavam no chão, contando histórias para o garoto. Tudo para que ele permanecesse lá e conseguisse usar o banheiro sem se distrair com outras coisas.
5- NÃO DESISTIR
O mais importante de tudo na jornada para um desfralde saudável e sem traumas é a paciência! Cabe aos pais não permitir que a criança não desista do processo - mesmo que em algum momento hesite em usar o banheiro. Os pequenos, às vezes, se esquecem de que estão sem fraldas e com isso acabam sujando a cueca ou a calcinha. Os pais não devem brigar com eles quando isso acontecer - porque é muito comum que aconteça! É absolutamente normal que esses acidentes ocorram, mas, que com o tempo, irão ser menos frequentes até que não aconteçam mais.
Cabe salientar que iniciar o desfralde e depois colocar novamente as fraldas poderá deixar a criança confusa. É recomendado que ele seja realizado até o fim. A não ser que a criança realmente apresente sinais de que ainda não está pronta. Nesse caso, não há problema nenhum em esperar um pouco mais e recomeçar em outro momento.
Cada criança tem o seu tempo e essa fase logo passará, abrindo espaço para novas fases, também cheias de desafios, mas com muitas vitórias.
Assista na íntegra o vídeo de Karina Bacchi e Amaury Nunes
Por: Gabriela Marold
Autor: Equipe do Site