Já demos um super zoom nas fibras em nosso blog, mas hoje, vamos falar de microfibra!
Embora você provavelmente já tenha ouvido falar da microfibra antes, é possível que ainda não conheça todas as qualidades deste tecido.
De origem sintética, a microfibra é elogiada por conferir um bom aspecto estético a diversos tipos de peças de roupa e lençóis.
Além disso, suas características a fazem um material ótimo para realização de procedimentos de limpeza e confecção de roupas esportivas e móveis.
Quer saber mais sobre o tecido de microfibra e seus benefícios? Continue lendo este artigo!
Vale a pena avisar: as informações abaixo podem te fazer querer comprar uma enorme quantidade de peças de microfibra.
Para que serve o tecido microfibra?
Conhecida por suas fibras extremamente finas e resistentes, a microfibra foi criada para ser um tecido leve, confortável e com alta durabilidade.
O material oferece muito menos chances de encolhimento ou enrugamento ao longo dos anos quando comparado com alguns tecidos naturais, como linho ou algodão.
Além disso, a microfibra também tem acabamento macio e possui uma enorme capacidade de absorção de umidade.
Por esse motivo, costuma ser bastante usada para a confecção de toalhas, roupões, mantas e panos de limpeza, como as flanelas.
Embora os tecidos de microfibra sejam muito finos (o que os faz secar rapidamente), eles não deixam de ser bastante fortes e duráveis.
Consequentemente, são os favoritos para a fabricação de uniformes de empresas.
Se você se pergunta: “microfibra é confortável?”, a resposta é: sim, e muito! Devido a essa característica, não é difícil encontrar móveis e peças íntimas que utilizam este tipo de tecido sintético em sua elaboração.
Inclusive, as cuecas de microfibra possuem como vantagem uma secagem rápida, além da maleabilidade e praticidade na lavagem.
Quais os benefícios e vantagens do tecido de microfibra?
Quando se fala no tecido de microfibra, é possível encontrar diversos benefícios para a sua utilização em diferentes tipos de peças e materiais.
Confira abaixo as principais vantagens da microfibra:
Durabilidade
Por conta da rigidez da tecelagem, a microfibra é capaz de durar ainda mais tempo do que o algodão.
Mesmo com o passar dos anos e diversas lavagens, o material se mantém bonito, com cores fortes e boa elasticidade.
Para garantir esses benefícios, no entanto, é importante seguir as instruções de lavagem presentes na etiqueta de cada peça.
Lavagem e alisamento
Um dos maiores benefícios do tecido de microfibra é a sua praticidade de lavagem.
Por ser bastante fino e constituído por fios sintéticos, o material seca muito mais rápido do que outros tipos de tecidos.
Após lavar microfibra, basta colocar o item para secar esticado no varal e você terá um tecido liso sem nem mesmo precisar usar o seu ferro de passar.
Praticidade
A rápida secagem e o alisamento “natural” são fatores que tornam a microfibra um tecido bastante prático para o dia a dia.
Se você possui pouco espaço para guardar roupas de cama ou peças de vestuário, é possível enrolar ou dobrar os tecidos sem medo de amassá-los.
Na prática, no mesmo lugar onde cabem poucos cobertores pesados e grossos, diversos panos de microfibra podem ser armazenados.
Proteção térmica
Sendo um material com boa troca térmica e respirabilidade, a microfibra costuma ser usada frequentemente na fabricação de mantas e lençóis.
Quando feitas de outros materiais, essas peças precisam ser um pouco mais grossas para conseguir esquentar tão bem como este tecido.
Antialérgica
Existem diversas opções de tecido de microfibra antialérgica.
Apesar disso, mesmo sem este tipo de tratamento, o produto não tende a acumular poeiras e partículas com facilidade.
Por isso, as chances de uma reação da pele ao entrar em contato com a microfibra são bem baixas.
Rápida secagem
Como já citado anteriormente, a microfibra é capaz de secar rapidamente por conta dos seus fios finos.
Esse fator permite que as peças com este material possam ser lavadas e usadas em poucas horas, mesmo em dias nublados ou chuvosos.
Qual o melhor tecido para cueca, algodão ou microfibra?
Definir a melhor opção entre cuecas de algodão e cuecas de microfibra é algo bastante relativo.
Ambos os tecidos são capazes de oferecer bastante qualidade e conforto com bom custo-benefício e boa durabilidade.
No verão, o algodão pode ser mais indicado por deixar a pele respirar bem, apesar de reter mais suor.
Já no inverno ou durante atividades esportivas, as cuecas de microfibra podem ser mais vantajosas.
Afinal, são mais resistentes, se mantêm macias mesmo após várias lavagens e conseguem controlar a temperatura da pele sem reter tanto suor.
Conclusão
Você descobriu um novo amor pela microfibra? Pra quem só usava algodão, o ideal seria provar uma cueca de microfibra. Além de ser hipoalergênica, a microfibra é muito confortável e cuecas de microfibra são muito buscadas atualmente!
Autor: Equipe do Site