Já é possível dizer: A Black Friday é no mês que vem! Tanto o comércio quanto os clientes já estão praticamente prontos para, aquela que promete ser, a maior Black Friday da história!
Para aproveitar toda a comodidade que as compras pela Internet oferecem, separamos oito dicas específicas para que nenhuma oportunidade seja desperdiçada.
Sempre é bom lembrar:
A Black Friday ocorre na última sexta-feira do mês de novembro. Em 2020 será no dia 27 de novembro.
8 dicas para comprar online com segurança:
1 - Use um equipamento de confiança:
Seja no computador ou no celular, use um equipamento que você sabe que é confiável. É sempre bom certificar-se de que o equipamento está protegido e que a rede sem fio (wi-fi) de acesso à Internet seja conhecida e protegida com senha.
2 - Compre de sites que disponibilizem informações e contatos da empresa:
Certifique-se de que o site fornece os contatos (telefone, e-mail, redes sociais) e informações adicionais sobre a empresa, tais como "sobre nós e fale conosco".
É possível usar até mesmo as redes sociais para conferir a existência e procedência de uma empresa, com base nas abordagens, interações e conteúdo dela.
3 - Informe-se sobre a política de entrega:
Antes de comprar, entenda como a empresa envia os produtos e quais são os prazos para entrega. Muitos comércios eletrônicos fornecem um código de rastreio para acompanhamento do envio dos produtos.
4 - Atenção ao momento de preencher os dados:
Erros de digitação são muito comuns. Geralmente eles acontecem nas finalizações das compras por um simples descuido. Confira se o seu endereço foi digitado da forma correta, bem como os seus contatos (email/ telefone).
5 - Confira o seu CPF na hora da compra:
O Banco Central exige que o CPF do comprador seja informado nas compras online. Essa determinação existe, pois se houver a necessidade de reembolso, ele será realizado para a pessoa cujo CPF foi informado no momento da compra. É importante também checar se a empresa fornece nota fiscal.
6 - Pesquise a reputação da loja:
Busque informações sobre a idoneidade e reputação da loja nos órgãos de defesa do consumidor (como o Procon) e em sites de avaliação de compras e relacionamento com os clientes (como o Reclame Aqui, por exemplo).
Qualquer loja, seja online ou física, pode ter alguma situação que precise ser resolvida pontualmente com o cliente. Isso é absolutamente normal, mas é importante verificar como a empresa resolve e responde as possíveis reclamações.
7 - Confira a segurança do site:
Verifique se o endereço da página inicia com HTTPS — que é a sigla em inglês para Hyper Text Transfer Protocol Secure, que significa em português: “Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro”. Verifique também se o site possui selos de segurança (conhecido como 'certificado SSL'). Essas confirmações são simples e aparecem na página da empresa.
Confirme também se na barra de endereço de navegação aparece o ícone de um cadeado, que é a representação do símbolo universal de segurança.
8- Atenção para não cair na “Black fraude”:
A “metade do dobro do preço” não é mais uma novidade! Não custa ficar atendo aos preços “maquiados” antes da Black Friday e que têm “desconto" no dia da campanha. Compre de empresas que priorizem uma boa experiência ao cliente, associada sempre à verdade!
Por: Gabriela Marold
Autor: Equipe do Site