Ei! Você sabia que nós já temos uma categoria especial para as promoções de blackfriday?
Em 2020, a Black Friday acontecerá no dia 27 de novembro. Será na última sexta-feira do mês e praticamente 30 dias antes do Natal. A data é uma oportunidade para os consumidores adquirirem produtos com preços bem mais acessíveis.
A Black Friday foi criada nos Estados Unidos e, tradicionalmente, ocorre na sexta-feira após o dia de Ação de Graças. Muitos países também importaram essa prática conhecida como “a sexta-feira dos descontos incríveis". No Brasil, a primeira edição ocorreu no ano de 2010, porém, apenas com vendas online.
Cuidados com a “Black Fraude”
Infelizmente, algumas empresas mal-intencionadas utilizam essa data como forma de enganar os clientes com promessas ilusórias. Mentiras que vão desde o prazo para entrega, qualidade inferior dos produtos anunciados, até, principalmente, engano nos preços.
É a chamada “metade do dobro do preço”. Alguns estabelecimentos costumam “maquiar” os preços aumentando os valores antes da Black Friday e diminuindo significativamente no dia da campanha! Os consumidores, entretanto, estão cada vez mais prevenidos e este tipo de prática tem sido denunciada ao Procon, que inclusive, liberou uma lista de sites que não são confiáveis.
Outro fator que propicia essa ação de descontos falsos, é porque, devido à pandemia, diversos fornecedores têm relatado a falta de matéria-prima para confecção de alguns produtos. Com essa escassez, os preços podem subir sem que haja transparência no momento da venda.
Com planejamento e prudência, o consumidor conseguirá evitar descontos pouco proveitosos.
Compras em tempos de pandemia
O comprador atento poderá se beneficiar de diversas formas. Muitas empresas desejam se capitalizar novamente e para que isto ocorra, pretendem atrair o público de uma forma muito verdadeira, além de ofertas que de fato representem alguma vantagem.
A Black Friday pode ser muito proveitosa, tanto para os compradores quanto para os vendedores. Os consumidores poderão ter produtos que desejam há tempos por um preço realmente diferenciado; e os comerciantes têm a oportunidade de incrementar as vendas e conquistar novos clientes.
Economistas, de modo geral, acreditam que os estabelecimentos comerciais irão cumprir as promessas de melhores descontos neste ano, tendo em vista os impactos da pandemia do coronavírus no comércio em geral.
Uma pesquisa realizada pela área de Inteligência de Mercado da Globo ouviu 1,7 mil pessoas com a finalidade de identificar as tendências de consumo para a Black Friday deste ano. De acordo com o levantamento, a maioria dos entrevistados pretende comprar por canais digitais e espera a data para ter a oportunidade de se presentear.
As categorias mais desejadas são roupas e acessórios (31%), smartphones (30%), eletrônicos (30%), calçados (26%), eletrodomésticos (23%) e perfumes e cosméticos (21%). Os dados variam de acordo com a região do país. Entre os entrevistados do Sul e Sudeste, por exemplo, os smartphones aparecem como a categoria mais desejada. Nas demais regiões, o destaque maior é ocupado pelos computadores.
Menos de 100 dias para a Black Friday
Com a proximidade da Black Friday, especialistas recomendam, principalmente em relação ao comércio eletrônico, que é importante checar os antecedentes da empresa, tais como relatos de outros compradores (principalmente nas redes sociais) e reclamações frequentes. É preciso se certificar de que o site é seguro e idôneo. Uma forma de conferência é verificando o cadeado do site (ícone na barra de endereço que indica navegação segura).
A grande vantagem da Black Friday é aproveitar os altos descontos em produtos comercializados por empresas que verdadeiramente cumprem com o prometido. Além da economia, as compras podem sempre ser feitas no conforto do lar, sem a necessidade de correria literal em busca de preços baixos.
Por: Gabriela Marold
Fonte Pesquisa : Behup - Pesquisa Black Friday 2020 para Análises & Insights | IM | Globo.
Autor: Equipe do Site