5 Dicas para suas cuecas de algodão durarem mais

As cuecas de algodão são as mais indicadas para o inverno, pois elas tem um toque mais confortável e quentinho.

Se você olhar para sua gaveta agora mesmo, dificilmente não terá uma cueca de algodão por lá.

Porém, alguns cuidados são necessários para manter sua cueca como nova por muito mais tempo.

Quero trazer algumas dicas que são infalíveis para você garantir que suas cuecas de algodão durem muito e te mantenham confortável sempre.

É claro que algumas das dicas acima valem também para outros tecidos, mas hoje falaremos especificamente do algodão 100% e que se aplicam ao cotton também (a mistura do algodão com elastano).

Vamos às dicas, e a primeira pode não agradar muita gente.

Evite dormir com cuecas de algodão

A fibra do algodão é orgânica e não se comporta muito bem quando o assunto é tensão.

Qualquer produto feito de algodão tende a sofrer um pouco mais quando precisa ser submetido ao movimento de estica e encolhe natural.

Embora seja muito gostoso de dormir apenas vestindo uma cueca de algodão, nós não indicamos. Isso porque você pode manter a cueca esticada muito tempo sem perceber e isso fará com a durabilidade dela diminua muito.

Se você não consegue abrir mão delas pra dormir, vista uma bermuda, calça ou samba-canção pra diminuir o impacto sobre a cueca.

Não lave suas cuecas de algodão no banho

A gente sabe, muita gente prefere lavar suas cuecas enquanto toma banho, porém peças íntimas não devem ser lavadas debaixo do chuveiro, a não ser que você use sabão de lavar roupas lá.

A composição do shampoo, condicionador e o sabonete principalmente não foram feitos pra lavar tecidos.

Por esse motivo você deve observar as formas de lavagem das suas cuecas antes. Se não tiver a embalagem mais, veja se tem alguma etiqueta ou compare com alguma peça sua da mesma composição.

Observe a forma de lavagem

Sei que já falei acima, mas olhar a forma de lavagem das suas cuecas é item obrigatório quando você quer ter cuecas que duram muito.

Já recebemos relatos de pessoas que estão usando cuecas que compraram há mais de 10 anos e elas ainda estão se comportando bem.

Isso porque se observada as formas de lavagem, uma cueca deve durar pelo menos 5 anos e estar em perfeitas condições de uso.

Não torça a cueca para secar

Essa é uma dica que também vale para quem lava as cuecas no banho. Depois do primeiro item da lista, muitos homens ainda torcem a cueca para acelerar o processo de secagem.

Fato é que ao torcer, você aplica uma tensão muito grande nas fibras e elas tendem a ficar mais frágeis, flácidas. E vai por mim, você não irá gostar de como elas ficarão ao longo de algumas semanas.

Priorize para o dia a dia

Cuecas de algodão são muito confortáveis, não há do que falar. Porém elas podem ser vilãs se usadas de forma inadequada ou para atividades não-recomendadas.

O algodão é uma fibra que, como já vimos anteriormente, precisa de alguns cuidados. Mas tem algumas coisas que você pode fazer para que suas cuecas de algodão durem mais.

Priorize para o dia a dia. Procure evitar usar cuecas de algodão para prática de atividades físicas por exemplo, ou ao ir para a praia, mesmo que com uma bermuda ou shorts por baixo.

Assim que o algodão fica úmido ou molha ele perde sua principal função que é estar confortável. Por isso, deixe para usar as cuecas de algodão no dia a dia ou, se você sua muito o algodão retém muita umidade, o ideal seria procurar uma outra fibra.

BÔNUS

São 5 fibras principais na fabricação de cuecas. Deixa a gente falar um pouco delas aqui:

  • Algodão: Fibra orgânica (não dá alergia). A preferida dos brasileiros

Para quem só usa o algodão por ser um tecido orgânico ou por ter alergias à fibras sintéticas.

PRÓS: Toque suave, fibra orgânica, alta respirabilidade, excelente para o verão, permite aplicação de estampas.

CONTRAS: Retém umidade, algodão 100% não possui elasticidade, baixa durabilidade comparada à outras fibras, impressão de estampas de baixa qualidade, pode dar bolinhas.

  • Microfibra Poliéster: Fibra sintética de baixo custo. Muito recomendada para prática de esportes.

PRÓS: Elasticidade, alta durabilidade, excelente para prática de esportes e principalmente para usar na água, alta evaporação do suor, secagem rápida, permite a aplicação de estampas de impressão digital. É possível aplicar inúmeras tecnologias na fibra como AIR, DRY, Antimicrobiana, etc.

CONTRAS: Esquenta muito no verão mesmo evaporando o suor, se a fibra for de baixa qualidade pode dar bolinhas pelo atrito, por ser uma fibra sintética pode dar alergias.

  • Microfibra Poliamida: A famosa malha gelada, muito usada em leggings para mulheres agora disponível na moda íntima masculina.

PRÓS: Malha gelada, a mais recomendada para a prática de esportes. Permite aplicação de texturas como o fio texturizado a ar, funciona muito bem quando é mais longa, tem excelente ajuste no corpo.

CONTRAS: Fibra sintética. No inverno é desconfortável ao vestir por ser mais gelada, mas depois se ajusta à temperatura do corpo. Não permite aplicação de estampas.

  • Modal: O “algodão” do futuro. Um tecido orgânico retirado das fibras de madeira, com respirabilidade e durabilidade maiores que o algodão.

PRÓS: Alta durabilidade, toque muito mais suave que o algodão. Tecido incrivelmente leve para usar. Mantém as cores vivas por muito mais tempo, evapora o suor com muito mais facilidade que o algodão.

CONTRAS: Custo mais elevado comparado às outras fibras. Não permite aplicação de estampas.

  • Micromodal: A evolução do modal, agora sem costura. Não é indicado para quem tem alergias.

PRÓS: Tecnologia sem costura, não marca na pele. Permite aplicação de estampas de baixa definição.

CONTRAS: Custo elevado. A aplicação de estampas ou da logo no elástico não é de alta definição. Para manter-se sem costura, precisa de uma fibra sintética em conjunto como a poliamida. Não é indicado para quem tem alergias.

E aí, gostou do post? Segue a gente nas redes sociais para muito mais dicas!

You might also like

Add a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Please note, comments must be approved before they are published