Atletas de cueca: o início das propagandas no Brasil

Hoje muitos atletas atuam como modelos de grandes marcas. Fazem propagandas de diversos produtos e são considerados grandes conversores de vendas.

Mas não foi sempre assim… Há alguns anos, a imagem do atleta era mais “séria” e dependendo do tipo de propaganda, os esportistas até abriam mão de receber um alto cachê em troca da manutenção da discrição.

Até que uns mais corajosos tiveram a coragem de romper com o politicamente correto da época e forneceram a sua imagem e fama para a alegria das marcas.


Leão - O precursor

Emerson Leão, ex-goleiro do Palmeiras, Corinthians e da Seleção Brasileira inaugurou aqui no Brasil essa função do atleta/modelo.

Na década de 80, Leão foi a estrela de uma campanha publicitária da marca Dog e chocou ao posar apenas de cueca em mais de 110 outdoors espalhados na cidade de São Paulo.

O goleiro já havia participado de algumas campanhas para outros produtos ( como chocolates, eletrodomésticos e bancos), mas o anúncio das cuecas foi um marco na publicidade em todo universo futebolístico. 

Os jogadores eram vistos como um símbolo de virilidade e Leão se tornou símbolo sexual na época. Mas para ele foi apenas mais um tipo de trabalho, e garantiu: “Eu fui praticamente um precursor da propaganda de um atleta profissional de futebol. Nada mais do que isso”.

Leão atualmente trabalha como comentarista esportivo, mas já foi, por vários anos, treinador de futebol em grandes clubes. 

Cuecas e esportes atualmente 

Com o passar dos anos, grandes jogadores posaram em propagandas de cuecas sem o menor constrangimento. Dentre eles: Edmundo, Cristiano Ronaldo, Neymar e David Beckham.

Hoje, no mundo dos esportes, o tenista Rafael Nadal encabeça a lista dos grandes atletas que também são modelos. Ele é a estrela da marca Tommy Hilfiger.

Ninguém pode negar que, aqui no Brasil, o ex-goleiro, Emerson Leão, mesmo em meio a muitas polêmicas, abriu as portas da profissão modelo/atleta com muita maestria!

Por: Gabriela Marold 

Autor:

You might also like

Add a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Please note, comments must be approved before they are published